Sartre foi pedra e faz oitentas anos que O Ser e o Nada acerta nossa vidraça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.8

Palavras-chave:

Existencialismo. Jean-Paul Sartre. Liberdade. O Ser e o Nada. Responsabilidade.

Resumo

Este breve ensaio busca, despretensiosamente, ressaltar a atualidade de algumas das questões centrais da obra O Ser e o Nada de Jean-Paul Sartre, visando, assim, contribuir para amplificar o alcance das ideias do filósofo francês. Sem temer a controvérsia, apresenta a correlação entre o conceito de liberdade e a responsabilidade necessariamente implicada. Tais conceitos lembram que esta obra é atual, pois exige assumir seus desdobramentos políticos e éticos como exigências incontornáveis. O debate se constrói, então, através dos encontros de Sartre com seus pares, frisando as interlocuções e as polêmicas divergências que marcam seu itinerário. Finalmente, a atualidade da obra parece residir no fracasso histórico do projeto humanista, isto é, O Ser e o Nada continua atual, pois ainda somos incapazes de promover uma situação histórica em que o ser humano seja livre.

Biografia do Autor

Thiago Rodrigues, Centro Universitário Assunção (UNIFAI)

Realizou pesquisa de Pós-doutorado (2020-2022) pela Universidade de São Paulo (USP) sob a supervisão do professor Franklin Leopoldo e Silva. Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em 2018 e 2012, respectivamente. Especialista em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP, 2010). Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI, 2008). Professor e coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em “Filosofia Contemporânea”, “História e Pensamento Medieval”, “Pensamento Político Contemporâneo” (UNIFAI). Professor dos cursos de graduação em Filosofia, Pedagogia e História (UNIFAI). Autor dos livros Fenomenologia crítica, filosofia e literatura: uma incursão nos primeiros textos de Sartre (2014) e A necessidade do ensaio: o ensaio como experiência filosófica (2023). Coorganizador da coleção de livros Desconstruindo o lugar-comum (desde 2020). Indicado ao Prêmio CAPES de melhor tese em 2019 com o trabalho Imaginação, Imaginário e Realidade Humana em Sartre, trabalho no prelo para a publicação com prefácio de Franklin Leopoldo e Silva. Principais temas de pesquisa: ética e literatura; filosofias da existência; criação, imaginação e imaginário; filosofia e literatura; história e subjetividade. Atualmente realiza pesquisa de Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Referências

BEAUVOIR, Simone. A cerimônia de adeus, seguido de Entrevistas com Jean-Paul Sartre, Agosto/Setembro 1974. Tradução de Rita Braga. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo. Vol. 1: Fatos e Mitos. 4. ed. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.

BEUVOIR, Simone de.; ALGREN, Nelson. Cartas a Nelson Algren: um amor transatlântico 1947-1964. Tradução de Márcia N. Teixeira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

CAMUS, Albert. A náusea, de Jean-Paul Sartre. In: A inteligência e o cadafalso. 4. ed. Tradução de Manuel da Costa Pinto e Cristina Murachco. Rio de Janeiro: Editora Record, 2018.

COHEN-SOLAL, Annie. Sartre: 1905-1980. Tradução de Milton Persson. São Paulo: LP&M, 1986.

CORTÁZAR, Júlio. O jogo da amarelinha. Tradução de Eric Nepomuceno. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

DELEUZE, Gilles. “Ele foi meu mestre”. In: A Ilha Deserta e outros textos. Tradução de Francisca Maria Cabrera. São Paulo: Iluminuras, 2006.

DREYFUS, Hubert L.; WRATHALL, Mark A. (Orgs.). Fenomenologia e Existencialismo. Tradução de Cecília Camargo Bartalotti e Luciana Pudenzi. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

FOUCAULT, Michel. L’homme est-il mort? In: Dits et écrits I. Paris: Gallimard, 1994.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2014.

LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

PERDIGÃO, Paulo. Existência e liberdade: introdução à filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&P.M., 1995.

RODRIGUES, Thiago. A necessidade do ensaio: o ensaio como experiência filosófica. Jundiaí: Editora Fibra; Edições Brasil, 2023.

ROWLEY, Hazel. Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre: Tête-à-Tête. Tradução de Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

SARTRE, Jean-Paul. A náusea. Tradução de Antônio Coimbra Martins. Lisboa: Publicações Europa-América, 1963.

SARTRE, Jean-Paul. A transcendência do Ego. Seguido de Consciência de Si e Conhecimento de Si. Tradução e Introdução de Pedro M. S. Alves. Lisboa: Edições Colibri, 1994.

SARTRE, Jean-Paul. Crítica da razão dialética: precedido por Questões de método. Tradução de Guilherme João de Freitas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SARTRE, Jean-Paul. Entre quatro paredes. Tradução de Alcione Araújo e Pedro Hussak. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SARTRE, Jean-Paul. Itinerário de um pensamento. In: SADER, Emir (Org.). Vozes do Século: Entrevistas da New Left Review. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SARTRE, Jean-Paul. La Nausée. Paris: Gallimard, 2007.

SARTRE, Jean-Paul. La transcendance de l’Ego. Paris: Vrin, 2003.

SARTRE, Jean-Paul. La République du Silence. Revista Literatura e Sociedade/ Linguagem e Sociedade, v. 6, n. 1, (Situations III), 2014.

SARTRE, Jean-Paul. L’être et le néant. Paris: Gallimard, 2013.

SARTRE, Jean-Paul. L’Idiot de la Famille. Vols.1, 2 e 3. Paris: Gallimard, 1971-1972.

SARTRE, Jean-Paul. L’Imaginaire. Paris: Gallimard, 2005.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Tradução de Bento Prado Jr. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 1997.

SARTRE, Jean-Paul. Questão de método. Tradução de Bento Prado Jr. Sel. José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Dossiê Sartre