Sartre e Mauss
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.11Palavras-chave:
Doação. Retribuição. Liberdade. Valor.Resumo
O presente estudo analisa as relações entre Mauss e Sartre. Investiga, principalmente, as conexões entre a obrigação de retribuir um presente recebido e as consequências deste ato simbólico para a elaboração de uma moral considerada como fato total. A liberdade se destaca, neste contexto, como valor fundamental.
Referências
CAILLÉ, A. “Nem holismo nem individualismo metodológico”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, n. 38, p. 5-37, out./1998.
MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
RECCHIA, F. “Des heritages devenues conceptes”. Revista Ética e Filosofia Política, v. 1, n. XX, p. 88-109, jun./2017.
SARTRE, J.-P. Cahiers pour une morale. Paris: Gallimard, 1983.
SARTRE, J.-P. L’Être et le Néant. Paris: Gallimard, 1943.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.