A experiência psicológica do “Nós”: alienação, comunidade e engajamento em O Ser e o Nada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.7

Palavras-chave:

Para-outro. Nós-objeto. Nós-sujeito. Existencialismo. Sartre.

Resumo

O artigo trata da experiência psicológica do “Nós” desenvolvida em O Ser e o Nada (SN), e que reverbera na sociabilidade da Crítica da Razão Dialética (CRD). Problematiza-se sobre qual “Nós” se fala na condição do Ser-com. Em SN, Sartre nos mostra que o fundamento das relações humanas é o conflito, uma vez que o ser-com-o-outro é fundamentado no ser-para-outro. Reflete-se, portanto, sobre a impossibilidade das experiências psicológicas do Nós-objeto e do Nós-sujeito fundamentarem a alienação e o engajamento. Parte-se da conjuntura da coletividade serial para abordar a experiência do Nós-objeto, e a necessidade da escolha individual pelo engajamento com os outros, que pode ou não ocorrer quando acontece a experiência do Nós-sujeito. Sendo assim, quando as pessoas se reconhecem como parte de uma estrutura organizada por um terceiro e visam algo em comum, o sujeito comunitário acontece. Percebe-se que, Sartre, em SN e seus desdobramentos, nos auxilia a pensar o ser-com-outro, inclusive, em um mundo virtual do século XXI. Ao longo de sua vida e embora sem êxito, Sartre se empenhou para concretizar o Ser que idealizava às pessoas: comprometidas mutuamente na construção responsável de um campo sociomaterial “desejável para uma comunidade”, inclusive nas resoluções de conflitos.

Biografia do Autor

Sylvia Mara Pires de Freitas, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPI/UEM/PR (2018). Professora do curso de Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 1993; do curso de Especialização em Residência Integrada Multiprofissional na Atenção à Urgência e Emergência (UEM) desde 2014; de cursos de Especialização direcionados à abordagem fenomenológico-existencial e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado/doutorado - PPI/DPI/UEM) desde agosto de 2018. Líder do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Fenomenologia e Existencialismo (LIEPPFEX) e integrante do Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho (LIST), ambos certificados pelo CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos em Fenomenologia e Existencialismo (GEFEX-DPI/UEM). Autora do livro Psicologia Existencialista de Grupos e da Mediação Grupal: contribuições do pensamento de Sartre, lançado em 2018 pela Editora Appris. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho, atuando principalmente com as seguintes temáticas: Psicologia e Existencialismo de Jean-Paul Sartre; Constituição do sujeito e de grupos; Relações interpessoais e grupais; Relações com e no trabalho; Redes sociais virtuais.

Referências

ALVES, P. M. S. Subjetividade e intersubjetividade: Sartre perante Hegel e Husserl. Rev. abordagem gestalt., Goiânia, v. 13, n. 1, p. 97-109, jun./2007.

ANEESH, A. Global labor: Algocratic modes of organization. Sociological Theory, v. 27, n. 4, p. 347-370, 2009.

BEAUVOIR, S. de. A força das coisas. 2. ed. Tradução de Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

COHEN-SOLAL, A. Sartre: a life. Transleted by Anna Congogni. New York: Pantheon Books, 1987.

DANAHER, J. The threat of algocracy: reality, resistance and accommodation. Philosophy and Technology, v. 29, n. 3, p. 245-268, 2016.

GONZÁLEZ-BAILÓN, S. et. al. Asymmetric ideological segregation in exposure to political news on Facebook. Science, v. 381, n. 6656, p. 392-398, 2023.

O’NEIL, C. Algoritmos de destruição em massa: como o Big Data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Tradução de Rafael Abraham. Santo André: Editora Rua do Sabão, 2020.

SARTRE, J-P. Crítica da razão dialética: precedido por Questões de método. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SARTRE, J-P. Entre quatro paredes. 2. ed. Tradução de A. Araújo e P. Hussak. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

SARTRE, J-P. Entrevista com Jean-Paul Sartre: La amistad es uma herramienta política. In:

SARTRE, J-P. Entrevistas. Tradução de Leandro Sánchez Marín. Medellín: Ennegativo Ediciones, 2019. p. 132-141.

SARTRE, J-P. L’Existentialisme est um Humanisme. Paris: Les Éditions Nagel, 1970.

SARTRE, J-P. Masas, espontaneidad, partido. In: ROSSANDA, R. et. al. Teoría marxista del partido político III. Cuadernos de Pasado Y Presente. 5. ed. México: Siglo XXI Editores, 1987. p. 15-31.

SARTRE, J-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. 20. ed. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

SAVIGNANO, A. El problema de los otros en Jean-Paul Sartre: magia, conflicto y generosidad. Buenos Aires: SB Editorial, 2022.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Dossiê Sartre