O Ser e o Nada e a libertação metafísica: primeira tarefa da filosofia da liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.5

Palavras-chave:

O Ser e o Nada. Libertação. Metafísica. Sartre.

Resumo

A filosofia de Sartre é filosofia da liberdade. Isso se confirma por sua obra, seja em textos literários ou teatrais, em intervenções políticas e até mesmo em relatos de viagens; mas é nas obras técnicas que essa preocupação é ainda mais evidente: para ele a filosofia deve cumprir três tarefas, das quais a primeira – e mais importante - é a libertação metafísica de homens e mulheres. O Ser e o Nada cumpre justamente essa tarefa, pois é contra Kant e distanciando-se de Husserl e Heidegger que, primeiro, a liberdade se revela como verdade fenomenológica: eu a sou; segundo, contra todo determinismo, seja de exterioridade, como a situação ou História (condição, classe etc.), ou de interioridade, como Ego (Eu transcendental, caráter etc.), Sartre mostra que a liberdade, além de fundamento da História, também está no princípio de toda aventura individual (história de vida, Psiquê), sendo – ambas – expressões de mesma gênese: a singularidade da liberdade em seu processo autossustentável de ser-no-mundo, fonte única daquilo que é o homem e mulher, e, por consequência, de tudo que pode vir ao Ser. A ontologia fenomenológica é obra basilar da filosofia da liberdade.

Biografia do Autor

Luciano Donizetti da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História da Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Lyon 3 - Jean Moulin (2016). É professor de Filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), no Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. Também faz parte do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma instituição. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal de São Carlos (PPGFIL-UFSCAR, 2023).

Referências

CONTAT, M.; RYBALKA, M. Les Écrits de Sartre. Paris: Gallimard, 1970.

HEIDEGGER, M. Meu caminho para a fenomenologia. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Victor Civita, 1973. (Coleção Os Pensadores).

HUSSERL, E. Investigações Lógicas. Sexta investigação. Tradução de Zeljko Loparic e Andréa M. A. de C. Loparic. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

SARTRE, J-P. Carta de Jean-Paul Sartre recusando o Prêmio Nobel de Literatura. 1964. Disponível em: https://homoliteratus.com/carta-de-jean-paul-sartre-recusando-o-premio-nobel-de-literatura/. Acesso em: 14.jun.2023.

SARTRE, J-P. Crítica da Razão Dialética. Tradução de Guilherme J. de F. Teixeira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SARTRE, J-P. Critique de la raison dialectique. Paris: Gallimard, 1960.

SARTRE, J-P. L’ Être et le Néant. Essai d’ontologie phénoménologique. Paris: Gallimard, 1943.

SARTRE, J-P. L’idiot de la famille, 1. Paris: Gallimard, 1971.

SARTRE, J-P. O Existencialismo é um Humanismo. Tradução de Vergílio Ferreira. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

SARTRE, J-P. O Ser e o Nada. Ensaio de Ontologia Fenomenológica. 20. ed. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 2011.

SARTRE, J-P. Uma ideia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade. Veredas FAVIP, Caruaru, v. 2, n. 1, p. 102–107, jan./jun. 2005.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Dossiê Sartre