Uma resposta ambígua aos falsos dilemas do fazer filosófico – a atualidade da perspectiva sartriana de O ser e o Nada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.1

Palavras-chave:

Sartre. Ambiguidade. Fazer filosófico atual.

Resumo

Trata-se de pensar uma questão atual, o discurso sobre o fazer filosófico brasileiro, não trabalhada no conteúdo de O ser e o nada. No entanto, pensamos ser possível trazer alguns temas ali discutidos, assim como a forma de escrita filosófica de Sartre, para nos alertar sobre as armadilhas desse discurso, que se coloca como oposto e melhor do que o fazer anterior, mas que acaba por reproduzir o que critica ao se manter em um dualismo excludente. Retomar a perspectiva sartriana de pensar em termos de ambiguidades, evitando cair tanto no realismo quanto no idealismo, equilibrando a presença a si com a presença ao mundo, nos parece fundamental, ainda hoje, para uma discussão mais complexa, que não caia em falsos dilemas.

 

Biografia do Autor

Thana Mara de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora Associada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFES e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em filosofia contemporânea pela Universidade de São Paulo (USP) e em ética e filosofia política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Coordenadora do GT de Filosofia Francesa Contemporânea (ANPOF) entre 2012 e 2014. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sartre, Beauvoir, fenomenologia, filosofia e psicanálise, e filosofia e gênero.

Referências

SARAMAGO, J. A Caverna. São Paulo: Cia. das Letras, 2020.

SARTRE, J-P. A imaginação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

SARTRE, J-P. Esboço de uma teoria das emoções. Porto Alegre: L&PM, 2006.

SARTRE, J-P. O imaginário. Petrópolis: Vozes, 2019.

SARTRE, J-P. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1999.

SARTRE, J-P. Uma ideia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade In: Situações I. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

YAZBEK, A. C. A desorganização interna do Ser e o surgimento da realidade humana em O ser e o nada. Revista Dois Pontos. Curitiba/São Carlos, v. 3, n. 2, p. 37-51, out./2006.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Dossiê Sartre