Uma resposta ambígua aos falsos dilemas do fazer filosófico – a atualidade da perspectiva sartriana de O ser e o Nada
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.1Palavras-chave:
Sartre. Ambiguidade. Fazer filosófico atual.Resumo
Trata-se de pensar uma questão atual, o discurso sobre o fazer filosófico brasileiro, não trabalhada no conteúdo de O ser e o nada. No entanto, pensamos ser possível trazer alguns temas ali discutidos, assim como a forma de escrita filosófica de Sartre, para nos alertar sobre as armadilhas desse discurso, que se coloca como oposto e melhor do que o fazer anterior, mas que acaba por reproduzir o que critica ao se manter em um dualismo excludente. Retomar a perspectiva sartriana de pensar em termos de ambiguidades, evitando cair tanto no realismo quanto no idealismo, equilibrando a presença a si com a presença ao mundo, nos parece fundamental, ainda hoje, para uma discussão mais complexa, que não caia em falsos dilemas.
Referências
SARAMAGO, J. A Caverna. São Paulo: Cia. das Letras, 2020.
SARTRE, J-P. A imaginação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.
SARTRE, J-P. Esboço de uma teoria das emoções. Porto Alegre: L&PM, 2006.
SARTRE, J-P. O imaginário. Petrópolis: Vozes, 2019.
SARTRE, J-P. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1999.
SARTRE, J-P. Uma ideia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade In: Situações I. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
YAZBEK, A. C. A desorganização interna do Ser e o surgimento da realidade humana em O ser e o nada. Revista Dois Pontos. Curitiba/São Carlos, v. 3, n. 2, p. 37-51, out./2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.