Uma resposta ambígua aos falsos dilemas do fazer filosófico – a atualidade da perspectiva sartriana de O ser e o Nada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.1

Palabras clave:

Sartre. Ambiguidade. Fazer filosófico atual.

Resumen

Trata-se de pensar uma questão atual, o discurso sobre o fazer filosófico brasileiro, não trabalhada no conteúdo de O ser e o nada. No entanto, pensamos ser possível trazer alguns temas ali discutidos, assim como a forma de escrita filosófica de Sartre, para nos alertar sobre as armadilhas desse discurso, que se coloca como oposto e melhor do que o fazer anterior, mas que acaba por reproduzir o que critica ao se manter em um dualismo excludente. Retomar a perspectiva sartriana de pensar em termos de ambiguidades, evitando cair tanto no realismo quanto no idealismo, equilibrando a presença a si com a presença ao mundo, nos parece fundamental, ainda hoje, para uma discussão mais complexa, que não caia em falsos dilemas.

 

Biografía del autor/a

Thana Mara de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora Associada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFES e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em filosofia contemporânea pela Universidade de São Paulo (USP) e em ética e filosofia política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Coordenadora do GT de Filosofia Francesa Contemporânea (ANPOF) entre 2012 e 2014. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sartre, Beauvoir, fenomenologia, filosofia e psicanálise, e filosofia e gênero.

Citas

SARAMAGO, J. A Caverna. São Paulo: Cia. das Letras, 2020.

SARTRE, J-P. A imaginação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

SARTRE, J-P. Esboço de uma teoria das emoções. Porto Alegre: L&PM, 2006.

SARTRE, J-P. O imaginário. Petrópolis: Vozes, 2019.

SARTRE, J-P. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1999.

SARTRE, J-P. Uma ideia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade In: Situações I. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

YAZBEK, A. C. A desorganização interna do Ser e o surgimento da realidade humana em O ser e o nada. Revista Dois Pontos. Curitiba/São Carlos, v. 3, n. 2, p. 37-51, out./2006.

Publicado

2024-01-15

Número

Sección

Dossiê Sartre