A facticidade do para-outro na perspectiva do olhar e da vergonha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.6

Palavras-chave:

Outro. Solipsismo. Olhar. Vergonha. Sartre.

Resumo

O presente artigo tenciona compreender a experiência primordial da existência do Outro, apresentada por Jean-Paul Sartre na terceira parte de O ser e o nada. Para que o nosso intento seja efetivamente compreendido, organizamos esta leitura em três momentos devidamente articulados. No primeiro momento é essencial esclarecer como o filósofo francês delimitou o problema do solipsismo como obstáculo constituído pelas filosofias realistas e idealistas que de uma forma geral vai negar as condições de possibilidade da existência do outro, bem como, a descrição crítica que vai questionar a permanência das teorias solipisistas na contemporaneidade legada por Husserl, Hegel e Heidegger. A partir desta crítica iremos conduzir nossa leitura ao segundo momento que consiste em estabelecer a compreensão da existência do Outro mostrando como este aparece e afeta a vida cotidiana do sujeito, sobretudo, porque o Outro requer a presença de um corpo e uma consciência distinta do sujeito. No último momento, daremos ênfase a interessante abordagem do olhar e da vergonha, este sentimento original que despe a consciência de qualquer certeza de que se encontra isolada no mundo. Assim, a experiência da vergonha passa a ser compreendida como desvelamento da consciência do sujeito que se percebe “invadida” pelo olhar do Outro efetivando, assim, a existência do outro na relação concreta.  

Biografia do Autor

Carlos Henrique Carvalho Silva, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2003), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2022). Atualmente faz parte do quadro de professores efetivos do departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É editor da revista Cadernos Sartre (ISSN: 1983-6473). Tem experiência na área de Filosofia moderna e contemporânea, com ênfase tanto no debate racionalismo versus empirismo quanto na Fenomenologia e Ontologia de expressão francesa. Atua principalmente nos seguintes autores: Merleau-Ponty, Sartre, Maquiavel, Descartes, e nos temas: corpo, intersubjetividade, alteridade ontológica, natureza, percepção e liberdade.

Referências

DANTO, Artur. As ideias de Sartre. São Paulo: Cultrix, 1975.

FLAJOLIET, Alain. La première philosophie de Sartre. Paris: Honoré Chapion Éditeur, 2008.

GILES, Thomas. História do existencialismo e da fenomenologia. São Paulo: EPU, 1989.

GONZÁLEZ PORTA, Mário Ariel. Edmund Husserl: psicologismo, psicologia e fenomenologia. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

MARIETTI, Angèle Kremer. Jean-Paul Sartre et le désir d’être – Une lecture de l’Être et le neant. Paris: L’Harmattan, 2005.

MORAVIA, Sergio. Sartre. Trad. José Eduardo Rodil. Lisboa: Edições 70, 1985.

RENAUT, Alain. Sartre, le dernier philosophe. Paris: Éditions Grasset & Fasquelle, 1993.

SARTRE, J.-P. L’être et le néant: Essai d’ontologie phénoménologique. Paris: Éditions Gallimard, 2010.

SARTRE, J.-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Trad. Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Dossiê Sartre