O mesmo e o outro: Sartre e a má-fé
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.10Palavras-chave:
Sartre. Má-fé. Contingência. Criação. Cultura. Diagnóstico.Resumo
A partir da noção de má-fé, o artigo busca traçar as bases para um diagnóstico da contemporaneidade, tendo como índice, por um lado, a falta de determinação humana e, por outro, a efetividade do mundo.
Referências
NORBERTO, M. S. A impertinência de uma ética sartriana. Veritas, Porto Alegre, v. 64, n. 3, p. 1-20, jul./set. 2019.
NORBERTO, M. S. O drama da ambiguidade – a questão da moral em O Ser e o Nada. São Paulo: Edições Loyola, 2017.
NORBERTO, M. S. 2021. Sartre e a genealogia. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v. 29, n. 48, p. 190-211, jan./jun. 2021.
SARTRE, J-P. Alberto Giacometti – Textos de Jean-Paul Sartre. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: WMF Martins Fontes Editora, 2013.
SARTRE, J-P. A questão judaica. Tradução de Mário Vilela. São Paulo: Editora Ática, 1995.
SARTRE, J-P. As moscas. Tradução de Caio Liudvik. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005.
SARTRE, J-P. A transcendência do ego – Esboço de uma descrição fenomenológica. Tradução de Pedro M. S. Alves. Lisboa: Edições Colibri, 1994.
SARTRE, J-P. O ser e o nada – ensaio de ontologia fenomenológica. 21. ed. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
SARTRE, J-P. Théatre. Paris: Éditions Gallimard, 1962.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.