MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/10.36517/Argumentos.30.14

Keywords:

Resenha. A escola: problema filosófico. Problematizar filosoficamente a escola.

Abstract

A escola: problema filosófico é uma coletânea oriunda do III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação, realizado em 2018 na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Organizado por Samuel Mendonça e Silvio Gallo, o livro foi publicado em 2020 pela Parábola Editorial (São Paulo). Junto à obra A escola: uma questão pública – publicada no mesmo ano e pela mesma Editora –, forma um díptico que interroga, com o instrumental teórico próprio da Filosofia da Educação, a instituição escolar.

Author Biography

Avelino Aldo de Lima Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Ciências da Educação pela Université Paul Valéry – Montpellier III e pela UFRN. Professor de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), credenciado aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN) e em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Pesquisa as relações entre Filosofia e Educação, sobretudo os processos de subjetivação em espaços escolares e não-escolares.

References

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

FOUCAULT, Michel. Polémique, politique et problématisations. In: FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits II: 1976-1984. Paris: Gallimard, 2001.

HENNING, Leoni Maria Padilha. A escola como necessidade: um problema contemporâneo. In: MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola, 2020.

KAMBOUCHNER, Denis. L’école, question philosophique. Paris: Arthème Fayard, 2013.

MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A riqueza do problema filosófico da escola. In: MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola, 2020.

PAGOTTO-EUZÉBIO, Marcos Sidnei. A escola como problema filosófico. In: MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola, 2020.

VITORINO, Artur José Renda. Escola e aceleração: aproximações e indagações. In: MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola, 2020.

Published

2023-07-17

Issue

Section

Resenhas