Ensino de Filosofia e responsabilidade pelo mundo: Aproximações (in) adequadas entre Paulo Freire e Hannah Arendt

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.8

Palabras clave:

Ensino de Filosofia. Educação. Mundo. Responsabilidade.

Resumen

O presente texto pretende discutir uma aproximação entre Hannah Arendt e Paulo Freire. Esta aproximação não nega as especificidades de cada autor e as fronteiras que demarcam seus interesses como pensadores. Assim, centramos a aproximação naquilo que nos parece ser uma interseção entre ambos, qual seja: uma noção de educação como responsabilidade pelo mundo e, neste contexto, discutiremos a relevância do ato de ensinar e do ensino de filosofia em específico. Tomamos como metodologia a exegese textual.

Biografía del autor/a

Ricardo George Araújo Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA

Doutor em Filosofia. Professor do curso de Graduação e do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Filosofia da UFC [PROF-FILO-UFC]. Editor da revista de Filosofia Reflexões, disponível na web em: www.revistareflexoes.com.br.

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Publicado

2020-08-03

Número

Sección

Artigos