O palimpsesto de Dião Crisóstomo no Discurso 11, 37-43

Autores

Palavras-chave:

Helena no Egito. Heródoto. Estesícoro. Platão. Dião. Retornos.

Resumo

Heródoto funda a tópica literária da coleta de informação junto aos sacerdotes egípcios, momento em que o fascínio dos gregos frente aos egípcios se mostra com nitidez. A partir disso, os egípcios passam a figurar como modelo de conhecimento armazenado e de civilização. Veremos como, em três importantes momentos, esse encontro com o Egito é narrado pela perspectiva e invenção (heuresis, inventio) grega e como os sacerdotes egípcios representam um saber superior resguardado pela escrita. Nosso foco está, contudo, em reconhecer, nessas camadas históricas, o palimpsesto de Dião, ou seja, a assimilação literária dos lugares comuns presentes em Heródoto, Platão, Estesícoro, no Ciclo Troiano e, provavelmente, nos Retornos de Ágias de Trezeno.

Biografia do Autor

Rogério Gimenes de Campos, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestrado e doutorado em Filosofia Antiga pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Filosofia Antiga da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Referências

ARISTOTLE. The “art” of rhetoric. Cambridge: Harvard University Press, 2006.

AUSTIN, N. Helen of Troy and her shameless phantom. New York: Cornell University Press, 1994.

BERGK, T. Poetae lyrici graeci. Vol. 3. Leipzig: Teubner, 1897.

BERNABÉ, A. Poetarum Epicorum Graecorum Testimonia et Fragmenta. Pars I. Stuttgart; Leipzig: Teubner, 1996.

BOWRA C. M. Stesichorus in the Peloponnese. The Classical Quarterly, v. 28, n. 2, 1934, p. 115-119.

BOWRA C. M. The two palinodes of stesichorus. The Classical Review, v. 13, n. 3, 1963, p. 245-252.

BUZELLI, J. L. S. Fragmentos da poesia épica e cômica. São Paulo: Odysseus, 2019.

CAMPOS, R. G. de. Helena no Egito sem eídōlon: Estesícoro e os Retornos de Ágias de Trezeno em Heródoto 2. 111-120. CODEX – Revista de Estudos Clássicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, 2021, p. 1-25.

DAVIES, M. Poetarum Melicorum Graecorum Fragmenta. Oxford: Oxford University Press, 1991.

DIO CHRYSOSTOM. Complete Works. United Kingdom: Delphi Classics, 2017.

DIO CHRYSOSTOM. Dionis Prusaensis, quem vocant Chrysostomum, quae exstant omnia. Berlin: Weidmann, 1893.

HARTOG, F. The mirror of Herodotus. California: University of California Press, 1988.

HERODOTI. Historiae. Libri I-IV. Oxonii. Oxford: Oxford University Press, 1988.

HUNTER, R. The trojan oration of Dio Chrysostom and Ancient Homeric Criticism. In: GRETHLEIN, J.; RENGAKOS, A. (Eds.). Narratology and interpretation. The content of narrative form in ancient literature. Berlin; New York: Walter de Gruyter, 2009. p. 43-61.

KELLY, A. Stesikhoros and Helen. Suisse: Museum Helveticum, 2007.

LATTIMORE, R. Herodotus and the Names of Egyptian Gods. Classical Philology, v. 34, n. 4, 1939, p. 357-365.

LLOYD, A.B. Herodotus. Book II: Commentary 99-182, Études préliminaires aux religions orientales dans L’Empire romain. T.43. Leiden; New-York: E.J. Brill, 1993.

MARTIN L. West, Greek Epic Fragments. Cambridge; London: Harvard University Press, 2003.

PAGE, D. L. Poetae Melici Graeci. Oxford: Clarendon Press, 1962.

PLATO. Phaedrus. Translation and commentary by C. J. Rowe. Warminster: Aris & Phillips, 1986.

PLATON. Timée. Ouvres completes. Tome X. Paris: Les Belles Lettres, 2002.

POWELL, E. A Lexicon to Herodotus. Cambridge: Cambridge University Press, 1938.

SCAFOGLIO, G. Proclo e Il Ciclo Epico. Göttinger Forum für Altertumswissenschaft, n. 7, 2004, p. 39-57.

SEVERYNS, A. Recherches sur la Chrestomathie de Proclos. Vol. IV. Paris: Les Belles Lettres, 1963.

SIDER, D. The Blinding of Stesichorus. Hermes, 117. Bd., H. 4, 1989, p. 423-431.

WEST, S. Proteus in Stesichorus’ Palinode. Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik, 47 Bd.,1982, p. 6-10.

Downloads

Publicado

2024-07-08

Edição

Seção

Dossiê Transposições nos Estudos da Antiguidade(s)