TRANSPORTE EÓLICO NAS PRAIAS DE PONTAL DO MACEIÓ, MUNICÍPIO DE FORTIM, E CANOA QUEBRADA, MUNICÍPIO DE ARACATI, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Mônica Pimenta de Novaes Castelo Branco Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição, 3207, Fortaleza, CE 60165-081, Brasil, e Doutoranda do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília.
  • Loreci Gislaine de Oliveira Lehugeur Professor Adjunto do Departamento de Geologia e Pesquisadora do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza, Brasil.
  • George Satander Sá Freire Professor Adjunto do Departamento de Geologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v34i1-2.11722

Palavras-chave:

transporte eólico, campos dunares.

Resumo

A região costeira do Estado de Ceará tem sido caracterizada, principalmente, em relação aos agentes dinâmicos atuantes nos ecossistemas, através da realização de inúmeras pesquisas de natureza geológica/sedimentar. O sistema eólico nas praias de Canoa Quebrada e Pontal do Maceió, Município de Aracati (Ceará), foi zoneado segundo três gerações de dunas no período de janeiro de 1998 a janeiro de 1999. As mais antigas, posicionadas em áreas pouco afastadas da atual linha de costa, apresentam superfícies arrasadas cobertas por solos espessos capazes de desenvolver uma vegetação arbustiva. O segundo tipo de dunas encontra-se fixado por vegetação rasteira, onde as formas longitudinais predominam. As dunas móveis, localizadas na região da berma, caracterizam as de terceira geração, cuja migração constitui uma importante ferramenta nos processos de transporte e dinâmica costeira. A quantificação do transporte eólico, realizado através da utilização das armadilhas de armazenamento de areia nos corpos dunares, revelou que o transporte sedimentar real mediano para a base das dunas foi da ordem de 0,49 kg/m/h e, para o topo, de 1,26 kg/m/h.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos originais