TRANSPORTE EÓLICO NAS PRAIAS DE PONTAL DO MACEIÓ, MUNICÍPIO DE FORTIM, E CANOA QUEBRADA, MUNICÍPIO DE ARACATI, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v34i1-2.11722Palabras clave:
transporte eólico, campos dunares.Resumen
A região costeira do Estado de Ceará tem sido caracterizada, principalmente, em relação aos agentes dinâmicos atuantes nos ecossistemas, através da realização de inúmeras pesquisas de natureza geológica/sedimentar. O sistema eólico nas praias de Canoa Quebrada e Pontal do Maceió, Município de Aracati (Ceará), foi zoneado segundo três gerações de dunas no período de janeiro de 1998 a janeiro de 1999. As mais antigas, posicionadas em áreas pouco afastadas da atual linha de costa, apresentam superfícies arrasadas cobertas por solos espessos capazes de desenvolver uma vegetação arbustiva. O segundo tipo de dunas encontra-se fixado por vegetação rasteira, onde as formas longitudinais predominam. As dunas móveis, localizadas na região da berma, caracterizam as de terceira geração, cuja migração constitui uma importante ferramenta nos processos de transporte e dinâmica costeira. A quantificação do transporte eólico, realizado através da utilização das armadilhas de armazenamento de areia nos corpos dunares, revelou que o transporte sedimentar real mediano para a base das dunas foi da ordem de 0,49 kg/m/h e, para o topo, de 1,26 kg/m/h.Descargas
Publicado
2017-04-10
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).