CADEIA DE COMERCIALIZAÇÃO DO PESCADO DESEMBARCADO NO POSTO FISCAL DE BRAGANÇA, ESTADO DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v45i1.147Palavras-chave:
produção, desembarque, espécies, comercialização, bragançaResumo
O presente estudo teve como principal objetivo descrever o desembarque de pescado descarregado no Posto Fiscal de Bragança - PA, durante o ano de 2008. De um total de 47 espécies descarregadas e identificadas no Posto Fiscal, dez espécies se mostraram mais significativas em relação ao volume desembarcado. O volume total de pescado descarregado foi de 1.377 t. Foram identificados quatro diferentes apetrechos de pesca, sendo as redes de emalhar (65%), o aparelho mais utilizado pelas embarcações. Ao analisar a produção descarregada no Posto Fiscal em função da precipitação pluviométrica observou-se que a produção no período chuvoso foi estatisticamente significativa (P< 0,05) em relação ao do período seco. O pescado vendido no Posto Fiscal além de abastecer o Município local, também era destinado às cidades circunvizinhas e outros estados do Brasil. Durante o período de estudo verificou-se que o comércio de pescado não se restringe apenas ao vendedor e comprador, mas existem inúmeros atores que se beneficiam da atividade aos arredores do Posto Fiscal.Downloads
Publicado
2012-06-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).