ICTIOFAUNA RECIFAL DOS PARRACHOS DE MARACAJAÚ (RN) NA ÁREA DOS FLUTUANTES: INVENTÁRIO E ESTRUTURA DA COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v35i1-2.30898Palavras-chave:
peixes recifais, área dos flutuantes, censo visual, estrutura da comunidadeResumo
No Atlântico sul-ocidental vários trabalhos utilizando métodos de censo visual e observação direta foram realizadas com o intuito de se obter informações ecológicas sobre ambientes recifais e assim mantê-los de forma sustentável. Este contexto justifica a presente pesquisa que tem como objetivos listar as espécies que ocorrem nos Parrachos de Maracajaú (RN), contribuir com o plano de manejo da área de proteção ambiental (APA) dos referidos parrachos, conhecer aspectos ecológicos da comunidades de peixes como abundância, diversidade e eqüitabilidade bem como observar o comportamento das espécies em relação a presença do turista e/ou mergulhador. Foram relatados 32 censos visuais através de transecto linear, no período de janeiro e julho de 2001, sendo identificadas 79 espécies pertencentes a 58 gêneros e 36 famílias. As famílias com as maiores participações em número de espécies foram Scaridae, Haemulidae e Serranidae. Harengula clupeola, apesar de pouco frequente, apresentou a maior abundância pelo fato de formar grandes cardumes. As outras espécies mais abundantes foram Haemulom aurolineatum e Stegates fuscus. As espécies foram classificadas quanto à sua reação em relação ao turista ou mergulhador, como ousadas, arredias e indiferentes. O ato de seguir o mergulhador foi observado em Lutjanus synagris e Holocentrus adscensionis. É recomendável à continuação dos estudos para que se avalie melhor a composição da comunidade quanto a idade dos indivíduos e estrutura em áreas com menos interferência antrópica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).