EFICIÊNCIA DE UM COLETOR FLUTUANTE PARA A CAPTURA DE puerulus DE LAGOSTAS DO GÊNERO Panulirus WHITE

Autores

  • Raimundo Nonato de Lima Conceição Bolsista pesquisador do CNPq, no Laboratório de Ciências do Mar-UFC.
  • Tereza Cristina Vasconcelos Gesteira Pesquisadora do Laboratório de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • Raimundo Régis Mesquita Cruz Estudante de Engenharia de Pesca e Bolsista da Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v30i1-2.31389

Palavras-chave:

Panulirus, puerulus, coletor

Resumo

Um coletor flutUJlnte, baseado no tipo australiano, foi desenvolvido no Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará para a coleta de pueruli de lagostas do gênero Panulirus. O aparelho foi testado na praia do Mucuripe (Fortaleza, Ceará) e passou por várias modificações estruturais até chegar ao modelo definitivo, descrito neste trabalho. O
coletor mostrou-se eficiente para o objetivo proposto, sendo utilizado na prospecçãn de puerulus ao longo de dois anos. No mês de março observou-se a predomináncia de pueruli na SUil fase inicial (sem pigmentação no corpo). A partir de julho foram observados indivíduos com indícios de pigmentação, quando foi registrada a maim incidéncia de pos-pueruli nos coletores. Em 1990, a captura média foi de 6,55 ind./més, enquanto que para 1991, esse valor foi de 6,62 ind./mês, resultando nos índices de 1,31 e 1,32 ind./coletor/mês, respectivamente.

Downloads

Publicado

2018-03-06

Edição

Seção

Artigos originais