EFICIÊNCIA DE UM COLETOR FLUTUANTE PARA A CAPTURA DE puerulus DE LAGOSTAS DO GÊNERO Panulirus WHITE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v30i1-2.31389Palabras clave:
Panulirus, puerulus, coletorResumen
Um coletor flutUJlnte, baseado no tipo australiano, foi desenvolvido no Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará para a coleta de pueruli de lagostas do gênero Panulirus. O aparelho foi testado na praia do Mucuripe (Fortaleza, Ceará) e passou por várias modificações estruturais até chegar ao modelo definitivo, descrito neste trabalho. O
coletor mostrou-se eficiente para o objetivo proposto, sendo utilizado na prospecçãn de puerulus ao longo de dois anos. No mês de março observou-se a predomináncia de pueruli na SUil fase inicial (sem pigmentação no corpo). A partir de julho foram observados indivíduos com indícios de pigmentação, quando foi registrada a maim incidéncia de pos-pueruli nos coletores. Em 1990, a captura média foi de 6,55 ind./més, enquanto que para 1991, esse valor foi de 6,62 ind./mês, resultando nos índices de 1,31 e 1,32 ind./coletor/mês, respectivamente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).