GENETICA BIOQUIMICA DE LOS ESTADIOS DE POSTLARVAS Y JUVENILES DE Panulirus argus (LATREILLE ). I HETEROCIGOSIDAD RELACIONADA CON LA ACTIVIDAD METABÓLICA, VARIACIÓN MORFOLOGICA Y FACTORES AMBIENTALES
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v29i1-2.31408Palavras-chave:
Lagosta Panulirus argus, eletroforese, genética-bioquímica.Resumo
A eletroforese é um processo pelo qual podem ser detectadas variações de proteíno.s e está baseada na migração das moléculas portadoras de informações genéticas. Neste trabalho foram estudados cinco sistemas de proteínas e foi calculada a heterozigocidade observada (Ho ), que representa a variabilidade genética entre espécies ou entre indivíduos da mesma espécie em diferentes estágios de vida A metodologia seguida foi a corrida vertical em gel de acrilamida. As amostras foram tomadas
do músculo abdominal das pós-larvas e juvenis da lagosta Panulirus argus. Os sistemas estudados foram esterases (EST); ma/ato desidrogenase (MDH); glutamato desidrogenase (GDH); tetrasolium oxidase (TO) e proteínas totais (PT). Os resultados de Ho total média foram similares para os estágios de puerulus, postpuerulus e juvenil. Quando se comparam as enzimas centrais do metabolismo (grupo I) com aquelas que funcionam nas vias metabólicas periféricas (grupo 11), observase que em puerulus e postpuerulus a Ho é maior para as enzimas do grupo I, enquanto que em juvenis ocorre o inverso. Não houve diferença significativa ( P>O,OS) nos valores de Ho entre os sexos, sendo observada uma tendência de Ho aumentar com o desenvolvimento ontogênico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).