DEGRADACIÓN DE DUNAS LITORALES DE CHILE CENTRAL: UNA VISIÓN BIOGEOMORFOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v53iEspecial.42679Resumo
Os campos de dunas costeiras do centro do Chile são o resultado das interações entre as variações glacioeustáticas do nível do mar, as mudanças climáticas e o esgoto tectônico da costadura nte o Quaternário. A evolução atual se deve à morfodinâmica natural ligada ao vento, à vegetação e à ocupação e instalação de atividades e infraestrutura humanas. A degradação de dois campos de dunas no centro do Chile é evidente devido à extensão de espécies invasoras de plantas e à instalação de espécies produtivas de árvores. Alterações na dinâmica do vento são apreciadas e com isso a modificação das morfologias existentes é esperada.
Palavras-chave: dunas costeiras, biogeomorfologia, centro do Chile, espécies invasoras.
Downloads
Publicado
2021-01-19
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).