REGISTROS DE CAPTURAS DE MERO Epinephelus itajara (PERCIFORMES, EPINEPHELIDAE), UMA ESPÉCIE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO NO NORDESTE AMAZÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v54i1.43673Resumo
Os meros possuem características biológicas que os tornam uma espécie altamente vulnerável à mortalidade por pesca. No Brasil, a espécie possui moratória desde 2002, sendo proibidas sua captura e qualquer forma de comercialização. Contudo, ainda são registrados desembarques na costa norte do Brasil e, desse modo, foram quantificados os reais registros de desembarques da espécie no litoral paraense, importante polo pesqueiro amazônico. Os dados foram obtidos diariamente nos portos, no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2010, por meio de entrevistas aplicadas em 13 municípios do Pará, Brasil. As embarcações foram classificadas em cinco categorias. Foi calculada a captura por unidade de esforço (CPUE) e todos os dados de esforço e volume desembarcado foram testados entre artes de pesca, tipo de embarcação e meses com testes de médias utilizando o erro de 5%. Foram contabilizadas 49,5 t de meros desembarcadas, sendo Belém o município de maior representatividade. As embarcações de destaque nas capturas de meros
foram as canoas movidas a remo e/ou a vela e a arte de pesca tipo linha/anzol. Os desembarques ocorridos demonstram que os pescadores do Norte do Brasil não têm respeitado a moratória, sendo necessários maiores esforços dos órgãos fiscalizadores ligados às ações de conscientização, sensibilização e educação ambiental das comunidades pesqueiras.
Palavras-chave: espécie ameaçada, pesca ilegal, moratória, Amazônia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).