THE COMBINED EFFECTS OF SALINITY, STOCKING DENSITY AND FREQUENCY OF WATER EXCHANGE ON GROWTH AND SURVIVAL OF MANGROVE OYSTER, Crassostrea rhizophorae (GUILDING, 1828) LARVAE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v42i2.6028Palavras-chave:
larvicultura, práticas de manejo, crescimento, ostra-do-mangue, fatores físicos.Resumo
O efeito conjunto da salinidade, densidade de estocagem e tempo de troca de água no crescimento e sobrevivência larval da Crassostrea rhizophorae foram estudados em dois experimentos correspondentes ao período do 1º ao 6º dia (experimento 1) e 7º ao 14º dia de desenvolvimento (experimento 2). Duas salinidades (25 e 35) e três densidades (3, 6 e 12 larvas ml-1 no experimento 1 e 2, 4 e 8 larvas ml-1 no experimento 2) foram testadas sob três tempos de troca de água (24, 48 e 72 h). Larvas cultivadas sob a salinidade de 35 apresentaram maior sobrevivência no experimento 1, porém esta não foi signifi cativamente diferente da salinidade de 25 com trocas de água a cada 72 h. No segundo experimento a sobrevivência foi maior na salinidade de 25. O crescimento foi superior na salinidade de 25 em ambos experimentos. Trocas de água de 48 e 72 h aumentaram signifi cativamente o crescimento e a sobrevivência. As densidades de estocagem não apresentaram efeito signifi cativo no crescimento em comprimento, porém a altura foi incrementada nas densidades de 3 e 6 larvas ml-1. A sobrevivência apresentou os maiores resultados nas densidades de 6 (33,13%) e 12 (36,22%) larvas ml-1 no experimento 1 e 2 (16,69%) larvas ml-1 no experimento 2.Downloads
Publicado
2009-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).