BARCO-ESCOLA: TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E CAPACITAÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS PARA A CAPTURA DE PEIXES DURANTE O DEFESO DA LAGOSTA NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6119Palavras-chave:
barco-escola, pesca artesanal, transferência de tecnologia, capacitação profissional, Estado do Ceará.Resumo
As principais pescarias mundiais estão em declínio devido à pressão exercida sobre os estoques pesqueiros, ocasionado problemas biológicos e sócio-econômicos de difícil solução. A pesca de lagosta está em colapso, enfrentando a maior crise de sua história. O Projeto Barco-Escola teve como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e da sustentabilidade do setor pesqueiro no Estado do Ceará, através da transferência de tecnologia e capacitação de pescadores artesanais para a pesca de peixes durante o defeso da lagosta no Nordeste. A partir da utilização de barcos-escola dos municípios de Itarema e Beberibe, e do B.Pq. “Prof. Martins Filho” (LABOMAR/ UFC), foi realizada a capacitação de 30 pescadores artesanais como instrutores/replicadores responsáveis pela disseminação da tecnologia da pesca de peixes com espinhel de fundo, em suas comunidades litorâneas de origem. Durante o processo de capacitação, foram feitas quatro pescarias experimentais utilizando espinhel de monofilamento, e realizadas adaptações em cada um dos barcos-escola utilizados para a pesca oceânicacom esse tipo de aparelho. Durante as pescarias foram capturados aproximadamente 1.200 kg de peixe. Como recomendação, a capacitação de pescadores artesanais como instrutores/replicadores para a pesca oceânica deve ser incentivada pelos órgãos governamentais devido ao altoimpacto do presente trabalho junto às comunidades.Downloads
Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).