CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DAS COMUNIDADES DE PESCADORES DO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ - CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i1.6138Palavras-chave:
comunidade de pescadores, pesca artesanal, caracterização sócio-econômica, Município de Aquiraz.Resumo
A produção pesqueira marítima do Estado do Ceará está condicionada a duas categorias, artesanal e industrial. O sistema artesanal é primitivo, tem como característica o uso de embarcações a vela e representa o segmento de maior participação na captura. Com o propósito de avaliar a situação das comunidades pesqueiras do litoral cearense que operam com o sistema artesanal, fez-se um estudo das condições sócio-econômicas da colônia do Iguape, localizada no município de Aquiraz, Ceará, utilizando-se a técnica da entrevista com preenchimento dos formulários pertinentes. Os resultados dizem respeito à avaliação dos impactos decorrentes de intervenções públicas e privadas, e sua infl uência no desenvolvimento local frente às mudanças introduzidas pelas atividades de turismo e lazer.Downloads
Publicado
2007-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).