DISTRIBUIÇÃO DE COMPRIMENTO DAS RAIAS Dasyatis guttata E Dasyatis americana NO LITORAL DO ESTADO DO CEARÁ, EM FUNÇÃO DO APARELHO-DE-PESCA

Autores

  • Guelson Batista da Silva Mestre em Ciências Marinhas Tropicais, Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR - UFC), bolsista da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (FUNCAP).
  • Thiago Holanda Basílio Aluno de Graduação em Engenharia de Pesca (UFC)
  • Francisco Carlos Pereira Nascimento Aluno de Graduação em Engenharia de Pesca (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v40i1.6141

Palavras-chave:

raias, Dasyatis guttata, Dasyatis americana, distribuição de comprimento, aparelho-de-pesca, fauna acompanhante

Resumo

As raias do gênero Dasyatis constituem importantes recursos pesqueiros no Estado do Ceará. O objetivo geral deste trabalho foi o de estudar as características da pesca de D. guttata e D. americana com vistas ao uso dessas informações no gerenciamento de sua exploração. As amostragens foram realizadas nos Municípios de Fortaleza, Caucaia e Aquiraz, Estado do Ceará, Brasil, a partir da captura das pescarias com rede-de-arrasto e rede-de-espera, linha-de-mão e mergulho (arpão), ao longo dos anos de 1997, 1999, 2001, 2003, 2004 e 2005. A análise dos dados permitiu a obtenção dos seguintes resultados: D guttata foi considerada como espécie-alvo das pescarias com linha-de-mão, sendo também capturada como fauna acompanhante nas pescarias direcionadas a camarões e lagostas com redes de arrasto e de espera, enquanto D. americana foi considerada como espécie-alvo das pescarias com linha-de-mão e mergulho, sendo capturadas em fundos lamosos e arenosos, respectivamente.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Artigos originais