DISTRIBUIÇÃO DE COMPRIMENTO DAS RAIAS Dasyatis guttata E Dasyatis americana NO LITORAL DO ESTADO DO CEARÁ, EM FUNÇÃO DO APARELHO-DE-PESCA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i1.6141Palabras clave:
raias, Dasyatis guttata, Dasyatis americana, distribuição de comprimento, aparelho-de-pesca, fauna acompanhanteResumen
As raias do gênero Dasyatis constituem importantes recursos pesqueiros no Estado do Ceará. O objetivo geral deste trabalho foi o de estudar as características da pesca de D. guttata e D. americana com vistas ao uso dessas informações no gerenciamento de sua exploração. As amostragens foram realizadas nos Municípios de Fortaleza, Caucaia e Aquiraz, Estado do Ceará, Brasil, a partir da captura das pescarias com rede-de-arrasto e rede-de-espera, linha-de-mão e mergulho (arpão), ao longo dos anos de 1997, 1999, 2001, 2003, 2004 e 2005. A análise dos dados permitiu a obtenção dos seguintes resultados: D guttata foi considerada como espécie-alvo das pescarias com linha-de-mão, sendo também capturada como fauna acompanhante nas pescarias direcionadas a camarões e lagostas com redes de arrasto e de espera, enquanto D. americana foi considerada como espécie-alvo das pescarias com linha-de-mão e mergulho, sendo capturadas em fundos lamosos e arenosos, respectivamente.Descargas
Publicado
2007-07-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).