HIDROLOGIA E BIOMASSA FITOPLANCTÔNICA NAS BARRAS ORANGE E CATUAMA (CANAL DE SANTA CRUZ), EM ITAMARACÁ-PE: VARIAÇÃO NICTEMERAL

Autores

  • Juciene Andrade de Figueiredo Departamento de Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Bolsista do CNPq.
  • Kátia Muniz Departamento de Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Professor do Departamento de Oceanografia, Universidade, Recife.
  • Sílvio José de Macêdo Departamento de Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Professor do Departamento de Oceanografia, Universidade, Recife.
  • Manuel de Jesus Flores Montes Departamento de Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Professor do Departamento de Oceanografia, Universidade, Recife.
  • Fernando Antônio do Nascimento Feitosa Departamento de Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Professor do Departamento de Oceanografia, Universidade, Recife.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6152

Palavras-chave:

hidrologia, biomassa fitoplanctônica, variação nictemeral, Canal de Santa Cruz, Pernambuco.

Resumo

O Canal de Santa Cruz se comunica com o mar através das desembocaduras Barra Orange, ao sul (34º 55’W),e Barra de Catuama, ao norte (7º 40’S), que   representam dois sistemas hidrodinâmicos de intenso intercâmbio de água fluvial com água marinha.O objetivo do presente trabalho foi estudar sua  hidrologia e relacioná-la com a biomassa fitoplanctônica a fim de diagnosticar a relação entre esses fatores e o meio. Foram analisados parâmetros climatológicos e hidrológicos. Para a análise hidrológica, amostras foram feitas coletas nas Barras Orange e Catuama, em agosto de 2001, em marés de sizígia e quadratura, de 3 em 3 horas, correspondendo a um ciclo nictemeral. O método da Análise de Componentes Principais (ACP) foi aplicado aos dados, tendo-se observado que; (a) os nutrientes amônia, nitrato e nitrito se relacionaram positivamente com a salinidade e o oxigênio dissolvido, e inversamente com o silicato ; (b) a biomassa fitoplanctônica está relacionada positivamente com o fosfato, indicando que este nutriente pode ser um fator limitante da produtividade primária. Observou-se uma maior concentração de salinidade na camada de fundo, durante a maré de sizígia, nas duas barras. O teor de oxigênio dissolvido foi elevado, indicando uma saturação dos ambientes estudados. O pH apresentou-se sempre a lcalino em ambas as barras. Os teores de amônia, nitrito, e nitrato foram mais elevados na preamar, principalmente na maré de sizígia. Os teores de silicato foram mais acentuados em Catuama, durante a baixa-mar. A elevada biomassa fitoplanctônica, com uma variação de 10 a 42 mg.m -3 (Orange) e 0,87 a 42 mg.m-3 (Catuama), permite a caracterização desse ambientes como eutróficos..

Downloads

Publicado

2017-02-06

Edição

Seção

Artigos originais