EVENTOS DE ALTA ENERGIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA ZONA COSTEIRA DO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ, ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v49i1.6163Palavras-chave:
galgamento, erosão, onda swell, tempestade, duna frontal, zona costeira, Estado do Ceará.Resumo
O artigo teve como objetivo realizar um levantamento teórico-metodológico dos mecanismos que envolvem eventos de alta energia associados a erosão, vulnerabilidade e impactos nas dunas frontais e faixa de praia do Município de Aquiraz, Ceará. Alguns desses fenômenos estão cada vez mais frequentes na zona costeira e, nesta pesquisa, tiveram destaque as tempestades e os galgamentos associadas às ondas swell, e elevação do nível das águas do Oceano Atlântico. Vários métodos têm evoluído de enfoques individuais e estão corroborando para a classificação de áreas mais vulneráveis da zona costeira, e identificando os principais riscos costeiros e possíveis previsões de novos eventos. Eventos de ressaca seguidos de galgamento ocorrem sazonalmente no litoral cearense, onde predomina a presença de praias em estágio inicial de degradação. Esses problemas têm aumentado, bem como a frequência de ressacas por todo litoral. Na área de estudo, os registros datam da década de 1950 e, portanto, urge buscar meios eficientes para e evitar a chegada desses eventos ao litoral do Ceará e seus consequenrtes transtornos. A previsão e a prevenção devem ser definidas por meio de um estudo mais aprofundado conjuntamente com a interpretação dos parâmetros oceanográficos e sedimentológicos. O resultado esperado é identificação das principais causas que estão interferindo na dinâmica costeira do Município de Aquiraz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).