BIOLOGICAL ACTIVITY OF AQUEOUS AND ORGANIC EXTRACTS OF SEAWEEDS FROM CEARÁ STATE, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6393Palavras-chave:
algas marinhas, citotoxicidade, hemólise, ovos de ouriço-do-mar, células tumorais.Resumo
O presente estudo avaliou a atividade biológica de 12 macroalgas marinhas da costa do estado do Ceará, Brasil. Das espécies coletadas foram obtidos 48 extratos (extratos aquosos, diclorometânicos, acetônicos e metanólicos) de cada espécie. A atividade dos extratos foi avaliada quanto à letalidade em náuplios de artêmia, ao potencial hemolítico, à inibição do desenvolvimento de embriões de ouriço-do-mar e ao efeito antiproliferativo sobre células tumorais através do método do MTT. Este estudo revelou que 9 das 12 espécies testadas apresentaram alguma atividade nos ensaios aplicados, sendo que Botryocladia occidentalis foi a mais potente. O extrato acetônico obtido de B. occidentalis inibiu o crescimento de quatro das cinco linhagens de células tumorais usadas com uma CI50 variando de 5,0 a 24,5 μg/mL, demonstrou atividade antimitótica em ovos de ouriço em concentrações até 100 μg/mL, não apresentou atividade hemolítica, mas mostrou uma moderada toxicidade para Artemia salina. Estudos futuros são necessários para caracterização química dos princípios ativos, além de avaliações biológicas mais extensas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).