IDADE E CRESCIMENTO DA GUAIÚBA, Lutjanus chrysurus (BLOCH, 1791), NA COSTA NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Moustapha Diedhiou Departamento de Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco, Campus Universitário, Recife, PE 50740-550.
  • Beatrice P. Ferreira Departamento de Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco, Campus Universitário, Recife, PE 50740-550.
  • Sérgio M. Rezende Departamento de Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco, Campus Universitário, Recife, PE 50740-550.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v37i1-2.6445

Palavras-chave:

guaiúba, Lutjanus chrysurus, idade, crescimento, otólitos

Resumo

A guaiúba, Lutjanus chrysurus, é uma espécie de peixe recifal costeira, frequentemente capturada nas pescarias de linha-de-fundo na plataforma e talude continentais da região Nordeste, com forte tendência de queda da produção nos estados do Ceará até a Bahia no período 1995-1999. O comprimento individual apresentou diferenças estatisticamente significantes entre estados, com exceção de Pernambuco e Ceará. A idade e a taxa de crescimento foram determinadas a partir da observação de marcas de crescimento em otólitos, indicando idades entre 0 e 17 anos. Entre os otólitos inteiros e os seccionados, as leituras coincidiram em 25,24% das observações; em 43,81% contou-se mais anéis seccionados e 30,95% nos inteiros. Para exemplares que apresentaram idades mais avançadas (maiores que 10 anos) observou-se uma maior quantidade de anéis em otólitos secionados. Para exemplares com idades intermediárias (entre 5 e 10 anos) a contagem de anéis foi equivalente nos otólitos inteiros e secionados. Para exemplares com idades inferiores a 5 anos, a contagem de anéis é maior quando o otólito inteiro é observado. A variação e a razão mensal e bimestral do incremento marginal médio indicam a formação de um anel opaco por ano nos otólitos da guaiúba. A formação do anel opaco ocorre nos meses de setembro a janeiro. Os parâmetros da equação de crescimento apresentaram os seguintes valores: L∞= 62,0 cm; K= 0,05 ano-1; t0=-8,1 ano-1. Foi observada uma grande variabilidade de tamanhos por classe etária, o que compromete seriamente a obtenção de estimativas de idade a partir de distribuições de frequência do comprimento.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Edição

Seção

Artigos originais