CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA A CURTO PRAZO DAS PRAIAS DOS MUNICÍPIOS DE CAUCAIA E SÃO GONÇALO DO AMARANTE, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Silvania Helena Oliveira Magalhães Mestre em Sedimentologia, Pesquisadora do Departamento de Geologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza.
  • Luís Parente Maia Professor Adjunto do Departamento de Geologia e Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição, 3207, Fortaleza, CE 60165-081.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v36i1-2.6601

Palavras-chave:

zona costeira, erosão, influência antrópica

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida na zona costeira dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, entre a desembocadura do Rio Ceará e a Praia do Pecém, litoral oeste do Estado do Ceará. O estudo tem como objetivo definir e quantificar os processos costeiros responsáveis pela erosão observada na região, com ênfase nos agentes que interferem diretamente nessas modificações: ventos, ondas, marés e correntes longitudinais, incluindo a instabilidade gerada pela ação antrópica. As ondas que atingem a linha de praia são de dois tipos: sea, que são ondas irregulares com o período variando entre 3 e 10 s. altura média de 1,10 m e direção de aproximação E-SE, e ondas do tipo swell, mais regulares com altura da ordem de 1 m, período variando entre 10 e 20 s e direção de aproximação N-NE. As marés são do tipo semidiurnas (período de 12 h) com amplitudes variando em torno de 160 cm. As correntes superficiais apresentaram velocidades, no período de estiagem, entre 0,22 e 0,68 m/s com um valor médio de 0,34 m/s e direção N-NW. A metodologia consistiu de uma coletânea dos trabalhos anteriores e visualização na escala de curto prazo por um monitoramento mensal durante 27 meses em oito pontos pré-estabelecidos, acompanhado de uma amostragem dos sedimentos; a cota dos perfis praiais foi reduzida ao zero hidrográfico estipulado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). O estudo identificou áreas de tendências erosivas e taxas variando de -48 m3/m.a. a -16,8 m3/m.a., pontos de acumulo de sedimentos com valores de +37 m3/m.a a. +26,4 m3/m.a., bem como locais onde a zona costeira está em equilíbrio. Os sedimentos apresentaram uma predominância de areia média, quartzosa, com grãos polidos de esfericidade média.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Edição

Seção

Artigos originais