CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA A CURTO PRAZO DAS PRAIAS DOS MUNICÍPIOS DE CAUCAIA E SÃO GONÇALO DO AMARANTE, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v36i1-2.6601Palabras clave:
zona costeira, erosão, influência antrópicaResumen
A pesquisa foi desenvolvida na zona costeira dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, entre a desembocadura do Rio Ceará e a Praia do Pecém, litoral oeste do Estado do Ceará. O estudo tem como objetivo definir e quantificar os processos costeiros responsáveis pela erosão observada na região, com ênfase nos agentes que interferem diretamente nessas modificações: ventos, ondas, marés e correntes longitudinais, incluindo a instabilidade gerada pela ação antrópica. As ondas que atingem a linha de praia são de dois tipos: sea, que são ondas irregulares com o período variando entre 3 e 10 s. altura média de 1,10 m e direção de aproximação E-SE, e ondas do tipo swell, mais regulares com altura da ordem de 1 m, período variando entre 10 e 20 s e direção de aproximação N-NE. As marés são do tipo semidiurnas (período de 12 h) com amplitudes variando em torno de 160 cm. As correntes superficiais apresentaram velocidades, no período de estiagem, entre 0,22 e 0,68 m/s com um valor médio de 0,34 m/s e direção N-NW. A metodologia consistiu de uma coletânea dos trabalhos anteriores e visualização na escala de curto prazo por um monitoramento mensal durante 27 meses em oito pontos pré-estabelecidos, acompanhado de uma amostragem dos sedimentos; a cota dos perfis praiais foi reduzida ao zero hidrográfico estipulado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). O estudo identificou áreas de tendências erosivas e taxas variando de -48 m3/m.a. a -16,8 m3/m.a., pontos de acumulo de sedimentos com valores de +37 m3/m.a a. +26,4 m3/m.a., bem como locais onde a zona costeira está em equilíbrio. Os sedimentos apresentaram uma predominância de areia média, quartzosa, com grãos polidos de esfericidade média.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).