INFLUÊNCIA DA CONTAMINAÇÃO BACTERIOLÓGICA SOBRE A RESISTÊNCIA DO MEXILHAO Perna Perna (LINNAEUS, 1758) À EXPOSIÇAO AO AR 1
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v36i1-2.6603Palavras-chave:
moluscos bivalves, mexilhão Perna perna, contaminação bacteriológica, exposição ao ar.Resumo
A grande maioria dos bivalves comercializados no Brasil ainda é proveniente de bancos naturais. A contaminação química e bacteriológica do ambiente marinho, além de provocar a morte dos moluscos bivalves provenientes desses locais, pode vir a prejudicar a resistência dos mesmos a diversos fatores ambientais. O objetivo deste trabalho foi mostrar a influência da contaminação bacteriológica na resistência do mexilhão Perna perna à exposição ao ar, visando a contribuir para o conhecimento sobre a biologia dessa espécie e a levantar subsídios que auxiliem na definição de práticas de manejo da espécie não só em bancos naturais, mas também em cultivos comerciais. O estudo foi desenvolvido no costão da Ilha de Urubuqueçaba, local mais contaminado bacteriologicamente, e no costão da praia de Guaraú, local isento de contaminação. Para a determinação da resistência à exposição ao ar, foram realizados experimentos em duplicatas, sob duas temperaturas diferentes (19º e 28ºC), nos meses de dezembro de 2000 e junho de 2001. Foi determinado o tempo para que ocorresse a morte de 50% dos animais (TM 50), e também o número de animais mortos em cada parcela após um tempo fixo de exposição. Os resultados indicam que a contaminação bacteriológica provavelmente afeta a resistência dos moluscos. Mexilhões provenientes de Urubuqueçaba apresentaram menor resistência à exposição ao ar, do que animais provenientes de Guaraú, o que pode estar relacionado com a maior contaminação bacteriológica existente naquele local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).