INFLUÊNCIA DA CONTAMINAÇÃO BACTERIOLÓGICA SOBRE A RESISTÊNCIA DO MEXILHAO Perna Perna (LINNAEUS, 1758) À EXPOSIÇAO AO AR 1

Autores

  • Marcelo Barbosa Henriques Zootecnista, Mestre, Assistente Técnico de Pesquisa – Instituto de Pesca – SAA-SP; Professor Titular UNIMONTE e UNIMES, Santos, São Paulo.
  • Hélcio Luis de Almeida Marques Engenheiro Agrônomo, Doutor, Pesquisador Científico do Instituto de Pesca – SAA - SP.
  • Julio Vicente Lombardi Biólogo, Doutor, Pesquisador Científico do Instituto de Pesca – SAA - SP
  • Orlando Martins Pereira Biólogo, Pesquisador Científico do Instituto de Pesca – SAA - SP.
  • Ana Luiza Brossi Garcia Bióloga, Doutora, Professora do Departamento de Zoologia, UNESP, Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v36i1-2.6603

Palavras-chave:

moluscos bivalves, mexilhão Perna perna, contaminação bacteriológica, exposição ao ar.

Resumo

A grande maioria dos bivalves comercializados no Brasil ainda é proveniente de bancos naturais. A contaminação química e bacteriológica do ambiente marinho, além de provocar a morte dos moluscos bivalves provenientes desses locais, pode vir a prejudicar a resistência dos mesmos a diversos fatores ambientais. O objetivo deste trabalho foi mostrar a influência da contaminação bacteriológica na resistência do mexilhão Perna perna à exposição ao ar, visando a contribuir para o conhecimento sobre a biologia dessa espécie e a levantar subsídios que auxiliem na definição de práticas de manejo da espécie não só em bancos naturais, mas também em cultivos comerciais. O estudo foi desenvolvido no costão da Ilha de Urubuqueçaba, local mais contaminado bacteriologicamente, e no costão da praia de Guaraú, local isento de contaminação. Para a determinação da resistência à exposição ao ar, foram realizados experimentos em duplicatas, sob duas temperaturas diferentes (19º e 28ºC), nos meses de dezembro de 2000 e junho de 2001. Foi determinado o tempo para que ocorresse a morte de 50% dos animais (TM 50), e também o número de animais mortos em cada parcela após um tempo fixo de exposição. Os resultados indicam que a contaminação bacteriológica provavelmente afeta a resistência dos moluscos. Mexilhões provenientes de Urubuqueçaba apresentaram menor resistência à exposição ao ar, do que animais provenientes de Guaraú, o que pode estar relacionado com a maior contaminação bacteriológica existente naquele local.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Edição

Seção

Artigos originais