TECNOLOGIAS DE BASE MICROBIANA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AQUICULTURA: UMA REVISÃO
Microbial-based technologies for sustainable aquaculture development: a review
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i2.93098Resumo
A aquicultura representa uma atividade importante para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde está inserida. No entanto, impactos ambientais negativos causados pelo atual modelo de produção levam a questionamentos sobre a sustentabilidade desta atividade. Este cenário incentiva a criação e utilização de tecnologias que minimizem os danos ambientais gerados pelo seu crescimento, como as baseadas na utilização de microrganismos. Este estudo de revisão de literatura explora as principais tecnologias baseadas em microrganismos aplicadas na aquicultura. A seleção dos artigos foi feita a partir da plataforma Web of Science utilizando o protocolo PRISMA, e foram estabelecidos critérios de exclusão e inclusão garantindo a precisão dos resultados. As informações sobre o impacto das principais tecnologias baseadas em microrganismos na sustentabilidade do cultivo de espécies aquáticas, e a diversidade de microrganismos a elas aplicadas foram aqui resumidas.
Palavras-chave: BFT, Probióticos, IBAC, SBR, Bacillus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).