MATRIX MODELING FOR ANALYZING THE POPULATION DYNAMICS OF THE BRAZILIAN MANGROVE CRAB UCIDES CORDATUS L. (DECAPODA: UCIDIDAE)
Modelos matriciais para a análise da dinâmica populacional de Ucides cordatus L. (Decapoda: Ucididae)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i1.93441Resumo
Ucides cordatus é um recurso pesqueiro dos manguezais da costa brasileira e declínios de suas populações têm sido reportados em diferentes regiões do país. No presente trabalho, foi utilizado um modelo matricial para dar suporte à compreensão da dinâmica de uma população dessa espécie. O estudo foi realizado no manguezal do rio Jaguaribe, estado do Ceará, nordeste do Brasil. Os espécimes foram amostrados mensalmente entre julho de 2011 a junho de 2012. Os caranguejos foram coletados por meio do uso de armadilhas tipo forjo. Para a análise matricial foi utilizado o modelo proposto por Lefkovich, baseado na estrutura de tamanho/estádios. Para isso, os animais tiveram a largura do cefalotórax mensurada por meio de um paquímetro de aço de precisão de 0.05 mm. Foram amostradas 223 fêmeas. A média da largura do cefalotórax foi de 48.4 mm. O resultado da modelagem matricial indicou que a população analisada encontra-se em expansão (λ=1.30) e que as taxas vitais relativas à sobrevivência e crescimento são cruciais para a manutenção da população.
Palavras-chave: Dinâmica populacional; manejo pesqueiro; demografia.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).