NOTAS BIOECOLÓGICAS SOBRE A FAMÍLIA XANTHIDAE NO ESTADO DO CEARÁ (CRUSTACEA: BRACHYURA)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v12i2.32448Abstract
O presente trabalho trata da bioecologia de crustáceos da família Xanthidae, que integram a fauna intertidal de substratos rochosos, no Estado do Ceará (Brasil). No litoral do nordeste brasileiro, entre os Estados do Ceará e da Paraíba, é comum a ocorrência de rochas ferruginosas, provenientes da consolidação de sedimentos cenozóicos. Apresentam-se morfologicamente sob a forma de recifes tipo franja, com acamamento e mergulho semelhante à inclinação da praia; quando sofrem a influência da precipitação do carbonato de cálcio, contido na água do mar, distribuem-se em cordões paralelos à costa, constituindo os recifes tipo barreira (Morais, 1969) .
Downloads
Published
2018-05-14
Issue
Section
Artigos originais
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).