CULTIVO DO ROBALO-PEVA, Centropomus parallelus, EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO MARINHO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i1.338Keywords:
Centropomus parallelus, robalo-peva, densidade de estocagem, sistema de recirculaçãoAbstract
Sistemas de recirculação apresentam diversas vantagens em relação aos sistemas de produção convencionais na piscicultura. Estudos sobre o efeito da densidade de estocagem na sobrevivência e no desempenho produtivo do robalo-peva, Centropomus parallelus, em um sistema de recirculação de água marinha, foram realizados no litoral norte do Estado de São Paulo, em Ubatuba. Juvenis pesando 32,53 ± 6,54 g foram estocados em densidades de 7 e 20 peixes/m3 e avaliados durante 75 dias. Os peixes foram alimentados com ração comercial com 40% de proteína bruta, ad libitum quatro vezes ao dia. As variáveis ambientais (temperatura da água, teor de oxigênio, salinidade, amônia, nitrito e nitrato) mantiveram-se dentro dos parâmetros considerados ideais para a espécie. Em relação à sobrevivência, não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos. As médias finais de peso, biomassa, taxa de crescimento específico, ganho de peso diário e conversão alimentar aparente indicaram que o tratamento de maior densidade foi significativamente (p< 0,05) superior ao de menor densidade. O sistema de recirculação de água do mar proposto neste estudo se mostrou adequado à produção de formas jovens de C. parallelus. A densidade de estocagem de 20 peixes/m3 promoveu melhor desempenho produtivo comparativamente a densidade de 7 peixes/ m3 e pode ser recomendada como referência em novos estudos em sistemas de recirculação com esta espécie.Downloads
Published
2011-05-01
Issue
Section
Artigos originais
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).