DADOS SOBRE JOVENS DO TUBARÃO-RAPOSA, Alopias vulpinus (BONNATERRE, 1788) (CHONDRICHTHYES: ALOPIIDAE), COM COMENTÁRIOS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA ALOPIIDAE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v34i1-2.11717Palavras-chave:
Elasmobranchii, Alopiidae, jovem, morfologia, distribuição, São Paulo.Resumo
São apresentadas informações morfológicas, cromáticas e biológicas sobre indivíduos jovens de tubarão-raposa, Alopias vulpinus, coletados na faixa costeira do Estado de São Paulo. Foram analisados 13 espécimes jovens capturados com rede-de-espera, em julho de 1999. Destes, 12 procederam do município de Praia Grande (24º00’S/46º24’W) e um de Peruíbe (24º19’S/46º59’W). Dados sobre exemplares jovens desta espécie são escassos no Brasil e a sua distribuição geográfica conhecida é, supostamente, em toda a costa, embora os dados se referirem apenas à costa Sudeste/Sul, onde grandes exemplares são capturados na área oceânica e jovens parecem estar mais associados à área costeira. Não há registros formais para a costa Norte/Nordeste, mas é esperado que ocorra já que a espécie tem ampla distribuição em áreas oceânico-costeiras do mundo. A captura de vários exemplares num curto espaço de tempo, dentro de uma área restrita, sugere que os jovens desta espécie se agrupa para atividade alimentar. Adicionalmente são apresentadas informações sobre a distribuição geográfica de Alopias superciliosus, espécie aparentemente mais comum que A. vulpinus na costa brasileira.Downloads
Publicado
2017-04-10
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).