MUDANÇAS DA LINHA DE PRAIA E FEIÇÕES MORFOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL1

Autores/as

  • Lidriana de Souza Pinheiro Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Jáder Onofre de Morais Professor Titular do Departamento de Geociências e Pesquisador I-A do CNPq, Universidade Estadual do Ceará.
  • Carmen Medeiros Professor Adjunto do Departamento de Oceanografia e Pesquisador II-B do CNPq, Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v34i1-2.11724

Palabras clave:

erosão costeira, feições morfodinâmicas, gabiões, Estado do Ceará.

Resumen

Este trabalho, realizado na faixa costeira do município de Cascavel localizado no litoral leste do Estado do Ceará, com maior enfoque na Praia da Caponga, trata da morfordinâmica praial associada ao regime local de ondas, sistema de espraiamento e atividades antrópicas. Foram realizados perfis topo-hidrográficos ao longo da faixa litorânea e coleta de sedimentos para análise textural durante o ano de 2001, com o objetivo de estabelecer a situação atual dos processos hidrodinâmicos costeiros versus degradação ambiental e recuperação praial nas áreas de influência direta dos molhes do tipo gabião. Após a zonação da praia, foram calculados valores médios do volume de sedimentos juntamente com a avaliação da vulnerabilidade dentro das três células de sedimentação para alertar sobre as atividades de ocupação inadequada das áreas de pós-praia. A progradação e retrogradação nos seus trechos respectivos foram definidas em algumas partes como processos cíclicos, mas o maior grau de erosão foi determinado pela abertura da barra do Riacho Caponga Roseira. A ação conjugada da refração e difração das ondas, o uso de veículos nas praias, o vandalismo nas estruturas rígidas e o adensamento urbano nas áreas fornecedoras de sedimentos compõem os processos erosivos. Como resultado, foi sugerido o estabelecimento de normas preventivas à ocupação da zona de pós-praia.

Publicado

2017-04-10

Número

Sección

Artigos originais