ICTIOFAUNA MARINHA DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL: I. ELASMOBRANCHII
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11848Palabras clave:
Elasmobrânquios, tubarões, raias, ocorrência, Estado do CearáResumen
A fauna de elasmobrânquios da costa cearense é analisada quanto ao número, ocorrência e status populacional das espécies já registradas. Os números atuais indicam a presença de oito ordens, 21 famílias, 27 gêneros e 42 espécies de elasmobrânquios na costa do Estado de Ceará. Tubarões estão representados por quatro ordens (50% das ordens de Elasmobranchii do Ceará), 12 famílias (57,1%), 17 gêneros (62,9%) e 30 espécies (71,4%). As chamadas raias compreendem quatro ordens (50%), nove famílias (42,9%), 10 gêneros (37,1%) e 12 espécies (28,6%). Animais costeiros representam 38,1% dos elasmobrânquios do Ceará. As espécies oceânicas perfazem 28,6%, as oceânico/costeiras são 33,3%, as de hábitos demersais correspondem a 35,7%, pelágicos são 71,4% da fauna e as recifais perfazem 42,2% dos elasmobrânquios do Ceará. Quanto à categoria de ocorrência, quatro espécies são consideradas raras, 47,6% são freqüentes mas pouco abundantes, 42,8% são freqüentes e abundantes e 35,7% migratórios. O status populacional é desconhecido para 71,4% das espécies. Os resultados obtidos no presente estudo reforçam a necessidade de serem implementadas mais pesquisas tendo como objetivo principal conhecer os parâmetros biológicos básicos das principais espécies.Descargas
Publicado
2017-05-05
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).