VARIAÇÃO MORFOLÓGICA DA CONCHA E DENSIDADE POPULACIONAL DE Littoraria angulifera (MOLLUSCA: GASTROPODA) EM MANGUEZAIS DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v45i2.135Palabras clave:
caramujo, estuário, Littorinidae, mangue, morfometria, zonaçãoResumen
A morfologia dos litorinídeos varia plasticamente entre os ambientes sendo possível relacionar o formato ou tamanho da concha com diferentes condições ambientais. O objetivo desse trabalho foi estudar a distribuição de Littoraria angulifera em manguezais, verificando se há diferenças no tamanho da concha ou densidade populacional, e testar a existência de padrões de zonação. Os indivíduos foram coletados em nove estuários da costa cearense. Em cada área, foram sorteados três pontos nos quais foi demarcado um transecto de cinco parcelas com 10m2. Em cada parcela foram identificadas as espécies de mangue, obtidos dados de estrutura vegetal e coletados espécimes de L. angulifera, que posteriormente tiveram o tamanho medido. Foram identificadas quatro espécies de mangue: Avicennia germinans, Avicennia schaueriana, Laguncularia racemosa e Rhizophora mangle, sendo a última dominante na maioria dos estuários. Os parâmetros de estrutura foram variáveis entre os manguezais. Os valores de tamanho da concha foram correlacionados positivamente com a altura e área basal da árvore, DAP e densidade de indivíduos. Não se observou diferença significativa no tamanho da concha ou densidade de organismos ao longo do gradiente de zonação testado. A variação no tamanho e densidade indica que os indivíduos reconhecem e respondem a diferentes micro-habitats.Descargas
Publicado
2012-10-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).