UTILIZAÇÃO DE Brachionus plicatilis (Müller, 1786) NA ALIMENTAÇÃO DE LARVAS DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i3.152Palabras clave:
Litopenaeus vannamei, Artemia sp, rotíferos, pós-larvas, alimentaçãoResumen
Objetivou-se com o presente trabalho avaliar o efeito da substituição dos náuplios de Artemia sp. pelo rotífero Brachionus plicatilis sobre a as pós-larvas do camarão marinho Litopenaeus vannamei em laboratório. O experimento foi conduzido em blocos casualisados, testados quatro regimes alimentares com três repetições por tratamento. Testaram- se os seguintes tratamentos: T1- 100% de B. plicatilis (30 rotíferos/mL); T2 - 100% de alimento inerte (30% da biomassa); T3 - 50% de Artemia sp. (5 náuplios/mL) + 50% de B. plicatilis (30 rotíferos/mL) e T4 - 50% de Artemia sp. (5 nauplios/mL) + 50% alimento inerte (30% da biomassa). Os resultados demonstraram não haver diferença significativa entre os tratamentos T2 e T3. Entretanto o tratamento T4 se mostrou superior aos anteriores. A substituição total por rotíferos acarretou em uma mortalidade de 68,5% das larvas estocadas, mas a utilização parcial de 50% de náuplios de Artemia sp. + 50% de alimento inerte foi viável, não apresentando então, prejuízos significativos em termos de sobrevivência e peso das pós-larvas.Descargas
Publicado
2011-12-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).