REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A MACROFAUNA BENTÔNICA DE FUNDOS NÃO-CONSOLIDADOS, EM ÁREAS COSTEIRAS PRIORITÁRIAS PARA CONSERVAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i3.153Palabras clave:
invertebrados bentônicos, fundos não-consolidados, sistemas estuarinos, brasilResumen
Organismos da macrofauna bentônica são utilizados como indicadores ambientais por responderem a distúrbios naturais e antropogênicos. Este artigo tem como objetivo levantar informações sobre a macrofauna bentônica em estuários, manguezais e lagoas costeiras prioritárias para conservação no Brasil, comparar o conhecimento entre as regiões do país e direcionar futuros trabalhos. Foram encontrados 136 trabalhos publicados entre 1950 – 2010, realizados em 33 das 61 áreas prioritárias. As regiões mais estudadas são sudeste e sul, sendo que a Baía de Paranaguá e Lagoa dos Patos concentram o maior número de publicações nas mais diversas áreas do conhecimento associadas à macrofauna bentônica de fundos não consolidados. A escassez de estudos focando aspectos ecológicos da comunidade bentônica faz com que seja importante o desenvolvimento de trabalhos futuros nesta temática. As áreas prioritárias para conservação necessitam de incentivos imediatos à pesquisa básica, em especial nas regiões Norte e Nordeste, visando o conhecimento da comunidade local com estudos de levantamento taxonômico, caracterização da comunidade e distribuição espaço-temporal das espécies da macrofauna bentônica. Considerando a importância ecológica e econômica dos sistemas estuarinos, estudos visando o conhecimento da biodiversidade devem ser aumentados para auxiliar na implementação de programas de monitoramento, recuperação e conservação.Descargas
Publicado
2011-12-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).