DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO SISTEMA HÍDRICO PAPICU/MACEIÓ, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i3.154Palabras clave:
sistema hídrico, fatores ambientais, poluição, qualidade da águaResumen
O presente estudo realiza um diagnóstico da qualidade da água do sistema hídrico formado pela Lagoa do Papicu, riachos Papicu e Maceió e a foz localizada na Praia do Mucuripe. Trata-se de um importante elemento de manutenção de equilíbrio ecológico,além de representar uma área de lazer e harmonia paisagística. A intensa urbanização tem contribuído para o lançamento de esgotos domésticos, através de galerias pluviais, comprometendo a qualidade da água e o equilíbrio biológico desses mananciais. Ao todo foram estudados sete pontos distribuídos desde a lagoa até a desembocadura do riacho Maceió, sendo analisados os seguintes parâmetros físico- químicos e bacteriológicos na água: temperatura, salinidade, pH, condutividade, oxigênio dissolvido, nitrito, nitrato, amônia, fósforo total, demanda bioquímica de oxigênio (DBO5), coliformes totais e termotolerantes, além da concentração de Escherichia coli. Os resultados obtidos indicam que os valores de pH variaram entre 6,54 e 7,64. Os valores de oxigênio dissolvido na água oscilaram entre 0,85 mg/L e 6,22 mg/L, sendo o ponto de amostragem mais crítico a lagoa do Papicu (0,85 mg/L). De acordo com a Resolução 357/2005 do CONAMA, os pontos 1 a 4 apresentaram valores de oxigênio dissolvido abaixo dos limites aceitáveis (5 mg/L). Os valores de nitrito, nitrato e DBO5 estão de acordo com o estabelecido pela legislação. As concentrações de coliformes totais, termotolerantes e Escherichia coli detectadas em todas as amostras analisadas, indicaram valores bem acima do permitido. A partir dos dados obtidos são identificadas as fontes contaminantes e propostas medidas mitigadoras no sentido de minimizar os impactos negativos verificados na área de estudo.
Descargas
Publicado
2011-12-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).