AVALIAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES DE METAIS PESADOS EM SEDIMENTOS DO ESTUÁRIO DO RIO TIMBÓ, PERNAMBUCO-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i2.164Palabras clave:
metais pesados, estuários, sedimentosResumen
O Estuário do Rio Timbó localiza-se na Região Metropolitana do Recife, entre os municípios de Abreu e Lima, Paulista e Igarassu. Possui uma área aproximada de 1397 hectares e é afetado pela ação humana, principalmente aquela relacionada à pressão urbana e atividades industriais. Neste trabalho foram avaliados os parâmetros hidrológicos e as concentrações de metais pesados (Zn, Mn, Cr, Cu, Ni, Cd e Fe), nos períodos chuvoso e seco. Os parâmetros hidrológicos foram medidos em quatro pontos do canal principal do rio, conforme o Standard Methods for Examinations of Water and Wastewater. As amostras de sedimento foram submetidas a abertura ácida em um digestor de amostras por microondas e, para quantificação dos metais, foi utilizado um Espectrômetro de Emissão Ótica em Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES). Os resultados indicaram que a água do Timbó esteve comprometida em relação aos valores de oxigênio dissolvido e à taxa de saturação de oxigênio dissolvido que indicou supersaturação na maioria das estações amostradas. Foram obtidas concentrações máximas de zinco (723 mg.kg-1), manganês (438 mg.kg-1), cromo (338 mg.kg-1) e ferro (62840 mg.kg-1) superiores aos valores de referência, inclusive apresentando teores que ultrapassaram os valores-guias adotados pelo Conselho Canadense do Ministério do Meio Ambiente, acima dos quais a ocorrência de efeitos negativos à biota é provável. Entretanto, os valores obtidos para o pH (condições redutoras) e a carga orgânica tendem a imobilizar os metais no sedimento por mecanismos de adsorção e precipitação, tornando-os menos disponíveis para outros compartimentos aquáticos.Descargas
Publicado
2011-09-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).