DIET COMPOSITION OF Dasyatis marianae (ELASMOBRANCHII: DASYATIDAE) OFF PARAÍBA STATE, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i2.166Palabras clave:
Elasmobrânquios, Dasyatis, dieta alimentar, comunidade bentônica.Resumen
Dasyatis marianae é uma raia costeira e vive associada a recifes coralinos e areníticos. A espécie tem sido capturada na pescaria artesanal na Paraíba. Sua alimentação foi estudada através da análise do conteúdo estomacal de indivíduos capturados pela pesca realizada com linha de mão, no município de Conde, Paraíba, Brasil. Os itens alimentares foram identificados até o menor nível taxonômico possível. Os resultados indicaram que sua dieta é dominada por crustáceos e revelaram sete grupos de presas: Penaeidae, Caridea, Callinectes exasperatus, Epialtus sp., Acanthonyx sp., Amphipoda e Isopoda, além de Annelida, Mollusca e Teleostei, com menor participação. O Índice de Importância Relativa indicou que os grupos do camarão (67.75%) e dos caranguejos (29.16%) foram os mais importantes. Os itens alimentares encontrados mostram que D. marianae é uma espécie seletiva, alimentando-se das presas mais abundantes no seu hábitat.Descargas
Publicado
2011-09-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).