INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS NA QUALIDADE DA ÁGUA DE UMA LAGOA COSTEIRA TROPICAL NO NORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v50i1.18824Palabras clave:
lagoa tropical, sazonalidade, maré de sizígia.Resumen
As lagoas costeiras exercem funções importantes de natureza ecológica e socioeconômica, devido à sua alta produtividade e ao uso múltiplo de suas águas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a variação temporal de algumas variáveis ambientais da água da Lagoa Salina (nordeste do Pará), cuja dinâmica apresenta características peculiares, variando em função da sazonalidade, das grandes marés de sizígia e das substâncias húmicas oriundas do manguezal, predominante na bacia de drenagem. A água foi monitorada, mensalmente, durante doze meses, com base nos valores de temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, turbidez, transparência, profundidade e pluviosidade. Os resultados mostraram que somente as variáveis, salinidade, condutividade e pH, apresentaram diferença significativa entre os períodos chuvoso e seco, indicando a influência da pluviosidade. A Análise de Componentes Principais explicou 71,9% da variação dos dados, com o Componente 1 refletindo a influência da sazonalidade sobre transparência da água, condutividade e pluviosidade, e o Componente 2 refletindo a influência das marés de sizígia e do início do período chuvoso sobre pH e turbidez. Todas essas características estabelecem, em determinados períodos, condições extremas à biota aquática.Descargas
Publicado
2017-12-14
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).