OCORRÊNCIA DE Mobula japanica NO ATLÂNTICO OCIDENTAL E Mobula tarapacana EM ÁGUAS BRASILEIRAS, COM COMENTÁRIOS SOBRE A DIVERSIDADE DE RAIAS-MANTA (CHONDRICHTHYES: MOBULIDAE) NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v35i1-2.30897Palabras clave:
Mobulidae, Mobula, distribuição, diversidade, Atlântico ocidentalResumen
No presente trabalho é registrada a ocorrência de Mobula japanica no Atlântico ocidental e de Mobula tarapacana no litoral brasileiro. Os registros dessas espécies se baseiam em exemplares procedentes da costa Nordeste, Central e Sudeste, tanto de material coletado e depositado em coleções científicas, como observados durante atividades de pesca e mergulho autônomo. Este é o primeiro registro para o Atlântico ocidental e confirma o padrão de distribuição global desta espécie, provavelmente habitante de áreas oceânicas de toda a costa brasileira. M. tarapacana já havia sido registrada na costa da Venezuela e os dados aqui apresentados confirmam sua presença no litoral brasileiro, onde era, erroneamente identificada como M. hypostoma. Adicionalmente são apresentadas considerações sobre a diversidade das raias-manta em águas brasileiras, já que com esses registros aumenta para seis o número de espécies da família Mabulidae, fazendo do Brasil uma das regiões mais representativas do mundo no que se refere à riqueza de raias dessa família, composta por 10 espécies
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).