ASPECTOS DA ESTRUTURA POPULACIONAL DE Donax striatus (LINNAEUS, 1758) (MOLLUSCA: DONACIDAE) NA PRAIA DO FUTURO, FORTALEZA – CE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v35i1-2.30899Palabras clave:
Donax striatus, bivalve, biologia populacional, crescimentoResumen
O estudo da estrutura populacional de Donax striatus na Praia do Futuro – CE, foi realizado como parte de um levantamento quali-quantitativo da macrofauna bentônica nesta região. As coletas foram realizadas de março de 1995 a fevereiro de 1996, utilizando-se de um amostrador colíndrico de PVC (Ø=20 cm e h=30cm). A análise do crescimento de Donax striatus foi realizada com base no comprimento total das conchas, e empregando-se o programa ELEFAN I, do pacote FISAT. Foram testados intervalos de classe com amplitude de 2,0, 4,0 e 6,0 mm de comprimento, verificando-se melhores ajustes em intervalos de 6,0 mm (Rn = 0,910). Os parâmetros da curva de von Bertalanffy encontrados foram: L∞=25,10, K = 1,16/ano e t0=-0,028 ano. A expectativa média de vida da espécie é de 12 meses. O predomínio de juvenis (<6,0 mm), com idade de 3 meses, está provavelmente associado à intensa utilização humana da região como área de lazer, causando modificações nos padrões populacionais dos organismos intermareais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).