REGISTRO DO ENCALHE DE UM BOTO CINZA, Sotalia fluviatilis GERVAIS, 1853, COM VESTÍGIOS DE NYLON MONOFILAMENTO EM TECIDO CICATRIZADO DO ROSTRO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v35i1-2.30903Palabras clave:
mamíferos, Sotalia fluviatilis, encalhe, Estado do Ceará.Resumen
Raros são os registros de pequenos cetáceos que sobrevivem a emalhes em aparelhos de pesca. Esta afirmação é reforçada pelo pequeno número de golfinho e botos libertados vivos de emalhes, e pela baixa frequência de ferimentos cicatrizados relacionados à interação com redes de pesca, encontrados em animais encalhados mortos. Neste trabalho é feito um registro inédito do encalhe de um exemplar de boto cinza, Sotalia fluviatilis, no litoral do Estado do Ceará, apresentando evidências de sobrevivência a um emalhe em rede de pesca. Em novembro de 2000, um macho juvenil de boto cinza de 1300mm foi encontrado morto na Praia do Pecém, Município de São Gonçalo do Amarante, distante 65 km de Fortaleza. O animal possuía todos os dentes eclodidos na maxila e mandíbula e o conteúdo estomacal era uma substância pastosa de cor clara, indicando que poderia tratar-se de um lactente. Durante a ectoscopia realizada, foram observadas marcas recentes provocadas por redes de pesca ao longo do rostro, bem como restos de fios de nylon inseridos nas laterais do mesmo, próximos ao melão. Foi primeiro emalhe. Registros desse tipo suportam estudos prévios na região e mostram ______verificada a presença de nove fios de nylon (monofilamento, 70 mm de espessura) inseridos no tecido que envolve o rostro, atravessando-o de um lado a outro. Aparentemente o animal foi capturado em um aparelho de pesca e conseguiu escapar, vindo a morrer posteriormente em outro emalhe. Resquícios do aparelho de pesca permaneceram inseridos no tecido, após a cicatrização dos ferimentos causados pelo que os pequenos cetáceos que ocupam um habitat próximo à costa do Ceará estão sujeitos a uma maior interação com a pesca artesanal, sendo necessárias ações urgentes para regulamentação da pesca artesanal visando a proteção desses animais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).