ESTUDO HISTOLÓGICO DAS GÔNADAS DO PEIXE-VOADOR, Hirundichthys affinis GUNTHER, 1866 (OSTEICHTHYES: EXOCOETIDAE) NO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v35i1-2.30931Palabras clave:
peixe voador, Hirundichthys affinis, histology, desenvolvimento gonadal.Resumen
Este trabalho foi realizado em decorrência da importância pesqueira do peixe-voador, Hirundichthys affinis Gunther, 1866 no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. O material para análise constou de 378 exemplares capturados na área oceânica de Caiçara do Norte, no período de abril de 1999 a abril de 2000. A caracterização microscópica dos estádios de maturação das gônadas foi realizada através de análise histológica, que identificou os seguintes estádios: imaturo, em maturação I e II, maduro e esvaziado. A avaliação microscópica do desenvolvimento ovocitário confimou os estádios de maturação dos ovários. Nos machos, foram identificados os estádios: imaturo, em maturação, maduro e esvaziado tanto macro e microscopicamente. As fêmeas e machos maduros foram mais abundantes nos meses de maio a junho, indicando época de desova da espécie.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).